- Se o câncer está confinado a uma localização e não se espalhou, a abordagem de tratamento mais comum é a cirurgia. Isso é muito frequente nos casos de cânceres de pele, bem como câncer de pulmão, de mama e de cólon.
- Caso ele tenha se espalhado somente para nódulos linfáticos locais, estes às vezes podem ainda ser removidos.
- Caso a cirurgia não consiga remover todo o câncer, as opções de tratamento incluem radioterapia, quimioterapia ou ambos. Alguns tipos de câncer necessitam da combinação de cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
- O linfoma, ou câncer das glândulas linfáticas, é raramente tratado com cirurgia. A quimioterapia e a radioterapia costumam ser mais usadas para tratar o linfoma.
Embora o tratamento para câncer possa ser difícil, existem diversas maneiras de se manter forte.
Se você está se submetendo a radioterapia, saiba que:
- A radioterapia não causa dor.
- O tratamento é geralmente agendado todos os dias úteis.
- Você deve reservar 30 minutos para cada sessão, embora o tratamento em si não leve mais do que alguns minutos.
- Enquanto estiver passando pela radioterapia, você deve descansar bastante e seguir uma dieta bem balanceada.
- A pele na área tratada pode ficar sensível e facilmente irritada.
- Os efeitos colaterais da radioterapia costumam ser temporários. Eles dependem da área do corpo que está sendo tratada.
Se você está fazendo quimioterapia, deve manter uma boa alimentação. A quimioterapia enfraquece o sistema imunológico, então deve-se evitar o contato com pessoas resfriadas ou gripadas. Você também deve repousar bastante e não fazer muitas coisas de uma só vez.
Falar sobre os seus sentimentos com familiares, amigos ou um grupo de apoio pode ajudar. Trabalhe junto com seu médico durante todo o tratamento. Ajudar a si mesmo pode fazer você se sentir no controle.
http://msn.minhavida.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário