Fenômeno comum na vida feminina, ainda é encarada como doença. O Dr. Sílvio Panizza, da Universidade de São Paulo, mostra como enfrentar esse período com segurança.
Menopausa é a época da vida da mulher em que ela pára definitivamente de menstruar, que pode acontecer, em média, aos 51 anos.
A menstruação (latim menstruus = mensal) é o fenômeno fisiológico da mulher, com periodicidade mensal, no qual ela perde certa quantidade de sangue (50 a 200 g) do interior do útero, no período do ciclo menstrual, representado pelo sangue e tecidos, que constituem produto da expulsão de óvulo não fecundado e de cama fabricada para acolhê-lo na mucosa interna do útero. Quando a menstruação vem é sinal de que não aconteceu a fecundação do óvulo por parte do espermatozóide.
Em condições normais a menstruação se repete a cada 28 dias (às vezes pode antecipar ou retardar) com duração média de 3 a 6 dias, o que pode variar de uma mulher para outra.
Se a menstruação, não ocorre, quando deveria vir, durante a época fértil da vida da mulher, pode ser sinal de gravidez.
A maioria das adolescentes tem a primeira menstruação (menarca) entre a idade de 11 a 16 anos. Isto significa que a menina-moça já pode engravidar.
Na adolescência é comum menstruações irregulares, ou doloridas, mas se isso se repete constantemente deve-se procurar orientação médica.
Quando a mulher atinge a idade de 40 anos está no climatério e começa a ter menstruações irregulares por muitos meses, e sentir alguns incômodos como ansiedade, angústia, “ondas de calor ou de frio”, que é sensação súbita e desagradável, dores que “caminham” pelo corpo, tristeza, melancolia, irritação, significa que está havendo mudança da atividade dos hormônios estrógenos e progesterógenos, produzidos no corpo da mulher e que controlam a menstruação.
A redução dos níveis de estrógenos varia em quantidade e intensidade de mulher para mulher. Dos sintomas associados ao climatério apenas as ondas de calor são típicas da menopausa. Algumas mulheres têm onda de calor outras não, portanto não é doença.
Após a menopausa a mulher deve procurar orientação do médico para o controle da osteoporose, principalmente se teve muitos filhos.
A Fitoterapia, ou seja, o emprego de plantas medicinais, pode amenizar sintomas apresentados na menopausa e menstruação.
Arruda (maceração para facilitar a menstruação)
Arruda (fatiada) – 1 colher de sobremesa; água – 1 copo.
Coloque a arruda fatiada em 1 copo de água. Deixe em maceração durante a noite. No dia seguinte coe e tome de manhã em jejum. O tratamento deve começar 8 dias antes da menstruação.
Artemísia (infuso para cólica antes e durante a menstruação)
Artemísia (folhas e flores) – 1 colher de sobremesa; água – 1xícara de chá.
Coloque a água quente e abafe por 20 minutos. Coe e tome 1 xícara 3 vezes ao dia.
Camomila - alfazema (banho sedativo)
Camomila – 2 colheres de sopa;
Alfazema – 2 colheres de sopa;
Água – meio litro.
Coloque em meio litro de água em fervura. Apague o fogo. Espere amornar e coe. Adicione na água do banho de cintura. Duração do banho: 15 minutos, na temperatura de 35º C.
Mentastro - calêndula (infuso para calores da menopausa)
Mentastro (folhas e flores) – 1 colher de sobremesa;
Calêndula – 1 colher de sobremesa;
Água – 1 xícara de chá
Coloque a água quente . Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara 3 vezes por dia.
Hamamélis - sálvia (infuso para menstruação em excesso)
Hamamélis (folha) – 1 colher de sobremesa;
Sálvia (folha) – 1 colher de sobremesa;
Água – 1 xícara de chá.
Coloque a água quente. Abafe por 15 minutos e coe. Tome 1 xícara 3 vezes ao dia.
Tília - valeriana (cozimento calmante)
Tília (flores) - 1 colher de sobremesa;
Valeriana (raiz) – 1 colher de sobremesa;
Água – 1 xícara de chá.
Coloque na água em fervura e apague o fogo. Espere amornar e coe. Tome 1 xícara 3 vezes ao dia.
O Dr. Sílvio Panizza é botânico e professor na USP
Publicado por: Vida Integral
Dica do Blog:
Doe medula óssea, Procure a Santa Casa/ Salve uma vida
Sou especialista em tratamento de câncer com produtos naturais tenho o extrato da janaúba. www.dorivalcamiloterapeutaholistico.com
ResponderExcluir