Páginas

domingo, 20 de março de 2011

Aveia e canela aliada dos diabéticos



Aveia com Frutas
Desde pequeno somos incentivados a comer vegetais em geral. Como você já percebeu, eles são ricos em fibras e não devem faltar no prato do diabético. A regra também vale para os cereais integrais. Nesse grupo, cevada, quinoa, centeio e aveia são os mais recomendados. E entre todos eles, talvez, o último seja o mais fácil de ser incluído na alimentação.
É que a aveia combina com tudo (ou quase tudo): com frutas, iogurte, ou mesmo no preparo de bolos e biscoitos. Dica: substitua seu café da manhã por um mingau de aveia com passas e amêndoas. "Ela tem altos teores de fibras solúveis, que ajudam a diminuir o risco de diabete e, também, as chances de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer", diz Cíntia Elaine.


Canela X Açúcar
De acordo com a nutricionista Lara Natacci, que atua em São Paulo, a canela é outra ótima aliada dos diabéticos. Essa especiaria melhora a sensibilidade das células à insulina - o hormônio responsável pelo transporte da glicose do sangue para dentro das células, facilitando a penetração do nutriente nelas. "Assim, a canela auxilia a reduzir os níveis glicêmicos", diz a nutricionista.
Esse benefício se deve à cumarina, um princípio ativo volátil encontrado em diversas espécies de plantas, entre elas, o guaco, o agrião e a canela. Quando consumida em excesso, porém, essa substância pode causar danos ao fígado e aos rins. "O ideal é ingerir meia colher de chá por dia e evitar o uso durante a gestação e se estiver com hipertensão", recomenda Lara Natacci.

Se você acha as postagens desta blog interessante faça um comentário! Inclusive críticas (bem intencionadas é claro)
ajudarão a desenvolver melhor o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...