Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Comer ou não comer carne vermelha? eis a questão



Oito por cento da água consumida no mundo acaba na boca do gado, diz a nutricionista Dith Mesquita.
Ainda que você não queira encarar o problema terá que faze-lo. Ocidentais amam carne. Temos a idéia de que povo bem alimentado é aquele que come carne. O consumo de proteína animal é um habito central da nossa dieta, diz o sociólogo Carlos Alberto Dória da Unicamp.
Segundo dados de um relatório intitulado Os sistemas agricolas e Alimentares Mundiais no Horizonte de 2050,publicado pelo instituto nacional de pesquisa agronoma da França no começo do ano. No mundo todo, a agricultura é capaz de fornecer 4.600 quilocalorias diárias para cada habitante.Até aí, tudo certo. Na teoria essa quantidade é suficiente para atender cada um dos seres humanos.Mas veja: Dessas 1600 Kcal, 800 evaporam ainda no campo,consumidas por pragas ou apodrecidas em armazéns.E 1.500  servem para alimentar os animais que, depois de abatidos, vão render apenas 500 Kcal no seu prato.
Mergulhando mais nessa questão descobre-se que são necessários 9,7 kg de material para produzir meio quilo de bife;3,6 kg de alimento para cada quilo de bisteca suína; e 2,5 kg de comida para 1 kg de frango. Portanto, para cada meio quilo de carne é necessário meio campo de futebol com milho cultivado. Quando este modelo vira produto de exportação para todo o mundo, a conta vira um transtorno." Produzir alimentos de acordo com este padrão proteico ocidental gera um desequilibrio insustentável. Gasta muita energia, gera muito esgoto e acaba com a natureza", diz Dória.
É possível viver sem a proteína animal."Aquela piramide alimentar, construída nos anos 60 a partir do modelo americano baseado na carne, foi criada para nos dizer o que é saudável. Mas existem dietas diferentes", afirma Dória.
Então, refeições onde a carne é acompanhamento e não ingrediente principal podem funcionar. Nossos habitos alimentares sofrem influências culturais, mas a alteração de comportamento é possível, apesar de ser um processo demorado e que demanda força de vontade, diz a ",diz a nutricionista Dith Mesquita, da Universidade Anhembi-Morumbi.
Passar um dia sem carne ou não pensar nela como essencial é o plano para o próximos anos."Uma sugestão seria utilizar outras fontes proteicas, como peixes, legumes e ovos.Isso contribuiria para preservar o meio ambiente." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...